Marco Amado
banner
mjamado.dreamsincode.com
Marco Amado
@mjamado.dreamsincode.com
Developer, intermittent blogger, overall tech tinkerer, football fan (the european one), politics cynical. Bearded. Husband. Father.
Isto ☝️
November 29, 2025 at 8:51 PM
Em tempo real? Sim, acho que é impossível por terceiros.

Cabe ao outro debatente apontar as inconsistências e convencer a audiência.

Eventualmente, se os debates pudessem ser maiores, até podíamos avançar para um modelo tipo ténis, em que cada debatente teria oportunidade de pedir revisões.
November 29, 2025 at 10:21 AM
Nota que uma coisa dessas (tempo real durante o debate) tinha que ter uma percentagem de acerto brutalmente elevada. Os 90% que dizias ali atrás não iam chegar.

Ia ser contraproducente - as pessoas só iam deixar de confiar no fact-check, que já acontece com o Polígrafo, e seria pior do que nada.
November 29, 2025 at 9:51 AM
Eu recuso ambos. 🙂 Mas mais a primeira (pelo menos em Portugal).

Mas como alguém disse atrás, há dois factores importantes: em debates, é a cadência de factos, que é elevada, e a segunda é a gradação de cinzentos no discurso dos políticos - poucas coisas são patentemente falsas.
November 29, 2025 at 9:37 AM
Eu sei esta!

Não.

Basta ver que até o Polígrafo, com tempo para pensar, ainda manda algumas ao lado.

Para além do facto óbvio de jornalistas bem preparados, em Portugal, estarem ao nível do lince ibérico: sabemos que existem, algures, mas muito poucas pessoas viram algum.
November 29, 2025 at 9:30 AM
Só se for necessário validar, isto é, se o MP considerar usá-las. Se não, é deixar correr os prazos normais de destruição de escutas sem valor, que existem para toda a gente.
November 23, 2025 at 12:33 AM
Ah, bom. Sinceramente, não estava a ver a Lusa a emitir um take daquela forma. Por outro lado, tempos estranhos, e tal...
November 12, 2025 at 10:46 PM
O take da Lusa é o que vem com clickbait? Cum caraças, e andamos nós a pagar impostos para isto... 🤦‍♂️
November 12, 2025 at 9:42 AM
Ganhou a batata? Agora é que vais criar para aí uma açorda... 😜
November 11, 2025 at 9:10 AM
O que é meeeeeio mentira.

Podes não ser "influencer", mas que és influente nas redes, és.
November 8, 2025 at 4:19 PM
Estamos numa timeline tão estranha que tinha quase a certeza que isto era a gozar, mas não a suficiente para me impedir de fazer uma pesquisa para confirmar.
November 6, 2025 at 1:03 PM
Em relação a "é apenas vinagre, e não é com vinagre que se apanham moscas." *sigh* enormes discussões nos almoços de Domingo sobre isso.

Mas, hey, a juventude ter opiniões fortes é melhor que a indiferença. A vida há-de lhes ensinar a moderar a comunicação.
October 27, 2025 at 11:11 AM
A menção à andropausa, suponho que tenha sido porque estão a citar o que consta do OE. Duvido que tenha sido mais que isso.
October 27, 2025 at 11:10 AM
Vou fazer aqui um plug descaradíssimo, mas a minha queridíssima sobrinha mais nova escreveu recentemente um artigo sobre a menopausa aqui 👇

(sim, tenho uma sobrinha radical de esquerda, e feminismo interseccional e essas coisas todas - e nem é do Bloco, que é demasiado moderado para ela)
Menopausa: Fim de prazo para o silêncio
Precisamos de pessoas que exijam a menopausa nos curricula escolares e sem tabus, que reconheçam os seus impactos nos locais de trabalho e acolham quem os vive, que falem dela na Assembleia da Repúbli...
www.esquerda.net
October 27, 2025 at 10:50 AM
Isso... foi de propósito, não foi? É que só pode ter sido. 🥶
October 26, 2025 at 11:52 PM
Eu estou a basear-me apenas no parágrafo que eles escolheram para as redes.

Estudos sobre coisas óbvias já nem pestanejo, é o prato do dia.

Só estou a assinalar que este parágrafo diz mais sobre a falta de noção e auto-crítica dos jornalistas, do que sobre as capacidades da AI actual.
October 26, 2025 at 2:59 PM
O que me faz confusão é... a malta anda a escolher fazer uma actividade *por causa* de fazer networking?

Estava bem lixado, que o meu patrão faz aquelas corridas absurdas de 100km pelo meio do monte... 🤣
October 25, 2025 at 4:59 PM
Mas o ponto do artigo parece-me... genérico. Quer dizer, há anos que clubes sociais, de todas as formas e feitios, desde os Rotários até aos Maçons e à Tupperware, servem também para networking entre os seus membros. O desporto é só mais uma actividade. Nenhuma surpresa, acho eu.
October 25, 2025 at 4:54 PM
Eh, não sei, deve depender dos clubes e das pessoas. Aqui ao lado do AVELA tem o remo dos Galitos, e eu conheço lá gente (classe veteranos, como tu) que são amigos há eternidades e que, sim, às vezes há negócios e sinergias entre eles.
October 25, 2025 at 4:46 PM
Cross-company networking, ao nível C: vela de cruzeiro. 🤣
October 25, 2025 at 4:41 PM
Depende da proposta concreta. A solidariedade social tem dois tipos de proposta, do lado da despesa, e do lado da receita.

Como se colecta, e como se distribui é que te permite colocar cada uma das propostas no respectivo quadrante. Eu dei dois pequeninos exemplos sobre pensões.
October 13, 2025 at 11:58 AM