Adolfo Cruz
banner
adolfocruz.bsky.social
Adolfo Cruz
@adolfocruz.bsky.social
Palmeiras, Antifa, tamo aê ✌🏾
Entendo. Pra você ter uma idéia, ainda debatemos a forte influência do catolicismo/espiritismo na Umbanda (Umbanda de Zélio e Saraceni), os sincretismos e seus impactos no Candomblé etc.
January 28, 2026 at 3:49 PM
do povo preto e originários dos seus próprios cultos, práticas e tradições.
January 28, 2026 at 1:52 PM
Em se tratando de correntes, atualizações etc.: sim há correntes, mas me refiro as que fazem uso de animais restritamente, normalmente as com raízes mais tradicionais. Outro ponto: o debate de atualizações nos cultos estão intrinsecamente ligados ao embranquecimento, apropriação e apagamento (cont)
January 28, 2026 at 1:52 PM
Ele era um adepto da frenologia. Discípulo de Cesare Lombroso, um positivista também estudioso da frenologia, hoje uma sabida pseudociência que, em última análise, é eticamente execrável.
January 27, 2026 at 6:40 PM
Sua argumentação está ancorada numa "superioridade ética" aplicando filosofia eurocentrada à cultura e espiritualidades de povos oprimidos, tal qual estudiosos o faziam nos movimentos neocoloniais do século XIX e começo do XX. Já leu algo sobre Nina Rodrigues e seus "estudos" sobre religiões afro?
January 27, 2026 at 6:34 PM
É replicar a visão dos estudiosos positivistas do século XIX sobre os povos dos continentes asiático e africano. Beirando o racismo científico.
January 27, 2026 at 5:50 PM
Vou resumir: aplicar filosofia européia crua e que se julga eticamente superior, sobre costumes de povos oprimidos não é correto.
January 27, 2026 at 5:47 PM
Aplicar método de análise eurocentrado de forma crua à práticas de culturas de povos humilhados e subjugados, explorados e exterminados. Tá certo. Não chegaremos à um consenso. A filosofia e métodos de análise dos colonizadores não são eticamente superiores nem isentos de preconceitos.
January 27, 2026 at 5:44 PM
Não é "espantalho". É manifestação de existência e resistência. Culturas, religiões e espiritualidades com estas práticas existem, devem ser respeitadas não não sofrer "condenação de mérito" por perspectiva ética da filosofia, deve ser no mínimo analisadas por completo primeiramente.
January 27, 2026 at 5:37 PM
Você está comparando o incomparável filosoficamente. Eu considerei a questão do modelo capitalista de consumo. Não chegaremos à um consenso por diferença de método de análise.
January 27, 2026 at 5:33 PM
Sua postagem é um claro exemplo de comparação com o que não é comparável: a cosmovisão cristã ocidental com as culturas africanas (incluindo as diaspóricas) e dos povos originários. É comparar o incomparável na questão de parâmetros.
January 27, 2026 at 5:29 PM
Digo porque, por exemplo, para povos bantu, iorubás ou originários das américas não há uma visão hierárquica entre os seres como para os povos com cultura cristãs.
January 27, 2026 at 5:26 PM
A análise ética de práticas ou costumes não pode sobrepor ou desconsiderar deliberadamente a análise de cosmovisão destes grupos. Para entender o que quero dizer, é preciso entender mais a fundo a cosmovisão destes.
January 27, 2026 at 5:25 PM
O que seria isso se não puramente ignorar a existência legítima destas culturas, religiões e espiritualidades? De novo, é debate saudável e um contraponto, não um ataque.
January 27, 2026 at 4:38 PM
Não é hipotético, é real. Sou umbandista, mas é só perguntar para qualquer candomblecista ou juremeiro sobre à relação com estes elementos da natureza, seja animal ou vegetal.
January 27, 2026 at 4:36 PM
Mas a relação e a visão dos povos com culturas e religiões anteriormente citadas não correspondem à esse modelo da filosofia. Exemplo: como condenar os povos originários por consumo de peixes, que sim também há valor espiritual, se estes mesmos povos são tão importantes para a conservação ambiental?
January 27, 2026 at 4:35 PM
Essa linha de debate, da perspectiva do consumo aos moldes capitalistas, foi citado por mim como um debate válido e importante. Meu contraponto foi equiparar e adjetivar culturas e religiões também historicamente perseguidas no Brasil.
January 27, 2026 at 4:31 PM
Você acha mesmo comparável eticamente a cultura escravagista à presença e uso de carne animal pelas religiões historicamente perseguidas como Candomblé, Umbanda, Jurema, Catimbó, etc? Se for por essa linha fica bem complicado.
January 27, 2026 at 4:29 PM
Fui eu. Estava assim por padrão de outras postagens minhas. Já repostei o contraponto na mesma linha do post original.
January 27, 2026 at 4:27 PM
Lembrando que não é um ataque, só uma discordância. Gostaria de saber o ponto de vista do veganismo sobre este tópico.
January 27, 2026 at 4:18 PM
E com falas assim adjetivam e ignoram culturas diferentes e religiões diferentes, como as de matriz afro-indígena. Questionar o consumo aos moldes capitalistas de produção e sob a perspectiva do lucro é possível sim considerar o debate. Agora categorizar de forma generalista não acho correto.
January 27, 2026 at 4:17 PM
É exigir demais do cara que tava na lista vip de amigos do serviço secreto americano, junto de gente como William Waack.
January 20, 2026 at 9:30 PM