@denisrb.bsky.social
Se é pra aproveitar a brecha das loterias, o mínimo que seria justo fazer seria manter a carga tributária e a obrigação de contrapartida social da loteria. O programa explica bem porque não se faz isso (lobby bem sucedido). Mas seria bom dar esse contexto. Entender de onde vem a brecha.
September 23, 2024 at 12:54 PM
A questão é a seguinte: no Brasil há quase 80 anos se proíbe jogo de azar, com uma só exceção, as loterias, que têm obrigação de transparência e carga tributaria gigante. A malandragem foi enquadrar as bets como loterias só que sem imposto nem transparência. Agora vai ter imposto, mas mto mais baixo
September 23, 2024 at 12:49 PM
De novo: não é opinião, é matemática. Se você regula um setor que causa externalidades, você precisa compensar essas externalidades, objetivamente. Mas, pra além disso, o Foro é sim um produto de opinião - baseado em apuração sólida, mas o que eles fazem é análise. Não é um programa de notícias.
September 23, 2024 at 11:20 AM
Exato, 1946, se aproveitando de uma brecha absurda, aquela aberta para as loterias - que são estatais, ou seja, mais que reguladas, e têm carga tributaria imensa, que reverte para educação e saúde, compensando externalidades. Não é opinião, é matemática: precisa ao menos compensar o dano que causa.
September 23, 2024 at 2:03 AM
Faltou contexto. A reportagem não conta que jogo de azar é proibido no Brasil desde os anos 30. As bets entraram por uma brecha que não devia existir. Não conta também que apostas devem ser taxadas em níveis muito mais altos que o governo propõe (loterias pagam 50%), para compensar externalidades.
September 22, 2024 at 11:48 PM