escarnio-memes.bsky.social
@escarnio-memes.bsky.social
Sempre é morto quem
do arado há de viver
Reposted
Editorial do El Pais: a ficção dos EUA de representar princípios importava, porque permitia a outros cobrá-la; agora, nem fingem mais.
January 4, 2026 at 1:34 AM
Reposted
Não se declarava claramente as coisas. No pós-vergonha, o sentido oculto é propagandeado. Eu não gosto da razão cínica que escondia os motivos mesquinhos. Mas detesto a razão cínica que se gaba deles.
January 4, 2026 at 12:42 AM
Reposted
A diplomacia tinha muito duplo sentido. No livro do Celso Furtado sobre a Venezuela, que indiquei antes hoje, sua esposa conta que um estudo que ele fez em 1957 foi proibido de circular, mas todo mundo que era alguém por lá tinha lido e comentava.
January 4, 2026 at 12:41 AM
Reposted
Recentemente achei num sebo e reli trechos de uma edição antiga de "Brasil: de Getúlio a Castello", de Thomas Skidmore. Ele estava na casa do Lincoln Gordon no golpe de 64, e neste livro (67) ele conta antecedentes e dá detalhes até então abafados. Ficou famoso no Brasil por isso. Gordon não curtiu.
January 4, 2026 at 12:38 AM
Reposted
Toda a emoção de um professor de segundo grau contar aquilo que ninguém te contou sobre o golpe de 64 não será conhecida pela geração alfa venezuelana. Está tudo declarado nas redes sociais.

Mas até a Netflix hoje orienta roteiristas a dizer, repetir, explicar e esclarecer cada coisa do roteiro.
January 4, 2026 at 12:32 AM
Reposted
Esse é o primeiro golpe de estado do pós-vergonha.

O discurso do pós-vergonha é muito calçado no neoliteralismo. As coisas não têm dois sentidos. Não é preciso especular sobre os motivos.

Tudo é dito claramente, como nos monólogos de vilão de gibi da era de prata que prendeu o herói numa arapuca.
January 4, 2026 at 12:30 AM
Reposted
Acareação foi determinada por iniciativa do relator, sem pedido dos investigadores. Toffoli, que viajou ao lado do advogado de diretor do banco do Vorcaro, assume papel de protagonista da iniciativa investigativa, inclusive em sentido oposto à avaliação da PGR quanto à conveniência temporal do ato.👇🏽
December 26, 2025 at 2:32 PM
Reposted
O risco de se fazer acareação com a investigação ainda colhendo provas elementares é pôr pessoas frente a frente antes mesmo de saber O QUE precisa ser confrontado. 👇🏽
December 26, 2025 at 2:29 PM
Reposted
Acareação precoce + de ofício, sem provocação de investigadores + contra posicionamento da PGR liga um alerta, sobretudo num contexto em que a imparcialidade do relator já está sob escrutínio público. Se não há consolidação do acervo probatório elementar, qual é, afinal, o objetivo da acareação?
December 26, 2025 at 2:33 PM