João Gabriel Silva
joaogabrielmcsilva.bsky.social
João Gabriel Silva
@joaogabrielmcsilva.bsky.social
Jamais votarei, e não vou votar no próximo domingo, em candidatos que coloquem em causa pilares fundamentais de uma sociedade democrática, como é o caso do princípio da culpa individual.
February 6, 2026 at 11:08 PM
Quem atribui culpas coletivas a grupos, como ciganos, imigrantes e políticos, está implicitamente a defender um regime ditatorial, antidemocrático.
February 6, 2026 at 11:08 PM
Mas isso não legitima atribuir culpa coletiva aos políticos, funcionários públicos, agentes desportivos, árbitros, fiscais, advogados, empreiteiros, etc. etc. A culpa é individual. Apenas são corruptos os membros destes grupos que de facto corrompem e/ou se deixam corromper. Não há culpa coletiva.
February 6, 2026 at 11:08 PM
(entre eles muitos políticos!). É rigorosamente falso. Há políticos corruptos, sem dúvida. Há funcionários públicos corruptos, sem dúvida. Há agentes desportivos corruptos, sem dúvida. E árbitros. E fiscais. E advogados. Etc, etc.
February 6, 2026 at 11:08 PM
adeptos do Benfica, do Sporting, da Académica, portugueses, espanhóis, angolanos, etc, etc, que são muitos mais, não são ladrões. Só é ladrão quem rouba, não se é ladrão por pertencer a um qualquer grupo.

Outros exemplos vêm da corrupção. Os políticos são corruptos! Afirmam muitos
February 6, 2026 at 11:08 PM
Isso permite dizer que todos ciganos são ladrões? De forma alguma. Os ciganos que roubam são ladrões. Os cristãos que roubam são ladrões. Os judeus que roubam são ladrões. Os portugueses que roubam são ladrões. Mas só esses; todos os outros ciganos, cristãos, judeus, muçulmanos,
February 6, 2026 at 11:08 PM
Por tudo isto, quando ouço atribuir culpas a grupos, sinto que algo está a ficar errado na sociedade. Sinto que ela está a afastar-se da democracia e a aproximar-se da tirania.

Os ciganos são um infeliz alvo dessa pulsão primitiva para atribuir culpas a grupos. Há ciganos ladrões? É inegável.
February 6, 2026 at 11:08 PM
Nas ditaduras o direito de defesa não é respeitado, e os familiares/amigos/colegas de um condenado são muitas vezes penalizados por atos que não cometeram, apenas pela proximidade ao condenado. A culpa individual, por oposição à culpa coletiva, é um dos esteios de uma sociedade justa e democrática.
February 6, 2026 at 11:08 PM
Os gangs não são, manifestamente, modelo para a nossa sociedade; comportam-se como muitas sociedades tribais primitivas.

A nossa constituição dedica muito tempo à garantia do direito de defesa, precisamente para tentar que ninguém seja condenado por atos que não cometeu.
February 6, 2026 at 11:08 PM
qualquer pessoa da mesma aldeia, tribo ou família poderia ser morto, ou preso, ou pelo menos fortemente maltratado, para vingar essa morte. Nas lutas de gangs isso ainda ocorre: qualquer membro do gang pode "pagar" por um ato cometido por um colega do gang.
February 6, 2026 at 11:08 PM
Eu só posso ser condenado a alguma pena por atos que eu próprio cometi. Seria uma enorme injustiça eu ser preso por causa de um homicídio cometido por outro.

Tudo isto nos parece evidente, mas não foi sempre assim. Tempos houve em que, se alguém de uma aldeia matasse uma pessoa de outra localidade,
February 6, 2026 at 11:08 PM
Era o que faltava, que eu fosse condenado por causa de um roubo de um vizinho meu. Era o que faltava, que o meu filho fosse condenado por eu ter ferido alguém.

É consensual na nossa sociedade que a culpa é individual.
February 6, 2026 at 11:08 PM
da escola, de clube, não são responsáveis, a menos que tenham sido cúmplices. Se alguém destruir bens de outros, os seus vizinhos, colegas de igreja, de futebol ou com a mesma cor de pele, não são responsáveis, a menos que tenham sido cúmplices.

Tudo isto nos parece evidente.
February 6, 2026 at 11:08 PM
Que "paz" é esta?
January 30, 2026 at 10:33 PM
Qualquer observador imparcial sabe que esta terminologia significa o total apagamento cultural, político, religioso, linguístico, dos ucranianos ocupados.

Isto é, o programa de assimilação forçada das populações ocupadas já está publicado no Diário da República russo, e já está em vigor.
January 30, 2026 at 10:33 PM
as tentativas de falsificar a história, para eliminar as consequências da disseminação da propaganda anti-russa, do nacionalismo e do ódio religioso, e para realizar eventos organizacionais, jurídicos, informativos, educativos e etnoculturais."
January 30, 2026 at 10:33 PM
a identidade cívica pan-russa (autoconsciência cívica) e a harmonia interétnica, para introduzir mecanismos para o funcionamento da língua russa como língua oficial da Federação Russa e das línguas dos povos da Federação Russa, para combater as manifestações do neonazismo e
January 30, 2026 at 10:33 PM
A estratégia tem menções explícitas às zonas ocupadas da Ucrânia, dizendo por exemplo que "As especificidades da implementação da política nacional estatal em Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson são determinadas pela necessidade de tomar medidas adicionais para fortalecer
January 30, 2026 at 10:33 PM
são ingleses porque falam inglês.
Estabelece ainda a dita estratégia que "o nível de identidade cívica de toda a Rússia (autoconsciência cívica) deve ser pelo menos 95 por cento". Isto é, 95% de todos os habitantes das zonas ocupadas têm de se sentir russos. A assimilação forçada é quantificada!
January 30, 2026 at 10:33 PM
para depois dizerem que todos os que falam russo são obrigatoriamente russos. É um argumento inacreditável que quereria dizer que, por exemplo, todos os brasileiros, angolanos, moçambicanos, etc, são portugueses porque falam português, e que todos os australianos, americanos, etc,
January 30, 2026 at 10:33 PM
Não só mais nenhuma língua tem o estatuto de língua oficial, como é objetivo que o russo seja a língua materna de todos, e única língua de comunicação interétnica. Isto é, forçam o russo em todos os cidadãos ocupados, como aliás têm vindo a fazer ao longo dos séculos,
January 30, 2026 at 10:33 PM
o que mostra que, oficialmente, nem sequer se lhes reconhece identidade própria.
Um dos objetivos da estratégia é "reforçar o estatuto da língua russa como língua oficial da Federação Russa, como língua dos povos constituintes e língua materna, e como língua de comunicação interétnica".
January 30, 2026 at 10:33 PM
Esta estratégia remete para uma "Lista unificada dos povos indígenas minoritários da Federação Russa" (Resolução do Governo nº 255 de 2000, atualizada pela resolução nº 2356 de 2021, portanto já depois da anexação da Crimeia), onde nem os ucranianos nem os tártaros da Crimeia surgem,
January 30, 2026 at 10:33 PM
Acontece que agora a estratégia de russificação passou a estar na lei, com a aprovação por Putin da "Estratégia para a Política Nacional do Estado da Federação Russa até 2036" (Decreto do Presidente n.º 858, de 25 de novembro de 2025), já em vigor.
January 30, 2026 at 10:33 PM