Luísa Girardi
banner
luisagirardi.bsky.social
Luísa Girardi
@luisagirardi.bsky.social
Antropóloga. Indigenista no @opi-isolados.bsky.social. Jardineira nas horas vagas. Às vezes cozinheira também.


Acessem a plataforma e divulguem a iniciativa!

plataforma.povosisolados.org
Mapi
plataforma.povosisolados.org
December 10, 2024 at 5:11 PM
Reposted by Luísa Girardi
Doe para os povos indígenas de Mato Grosso

Itens para doação: Água; itens de alimentação; aquisição de pá carregadeira e caminhão pipa e outros.

Endereço: R. Estevão de Mendonça, 1876 - Quilombo,
Cuiabá - MT (Sede da Fepoimt) | Caixa Economica Federal Nome: Fepoimt

Pix/CNPJ: 32.678.220/0001-65
September 15, 2024 at 10:32 PM
"Isso já aconteceu com muitos outros habitantes da floresta nesta terra do Brasil, mas desta vez creio que nem mesmo os brancos vão sobreviver".
September 15, 2024 at 8:56 PM
"É o que agora estou tentando explicar aos brancos que se dispuserem a me escutar. Com isso, talvez fiquem mais sensatos. Porém, se continuarem seguindo esse mesmo caminho, é verdade, acabaremos todos morrendo".

(+)
September 15, 2024 at 8:55 PM
"É por isso que agora quero que os brancos, por sua vez, ouçam essas palavras. Nós, xamãs, falamos entre nós muitas vezes. Não queremos que extraiam os minérios que Omama escondeu debaixo da terra, porque não queremos que as fumaças de epidemia xawara se alastrem em nossa floresta"

(+)
September 15, 2024 at 8:51 PM
"Essa doença do céu é o que nós, xamãs, mais tememos. Os xapiri e todos os outros habitantes da floresta também estão muito aflitos, pois se o céu acabar pegando fogo, desabará mais uma vez. Então, seremos todos queimados e, como nossos ancestrais [...], arremessados no mundo debaixo da terra"

(+)
September 15, 2024 at 8:50 PM
"Se tudo isso continuar, sua imagem vai ser esburacada pelo calor das fumaças. Então derreterá aos poucos, como um saco de plástico jogado na fogueira, e os trovões enfurecidos não pararão mais de vociferar".

(+)
September 15, 2024 at 8:49 PM
"Os brancos por acaso pensam que Teosi conseguirá fazer a fumaça desaparecer do céu? Estão equivocados. Levada pelo vento bem alto, até o seu peito, ela já está começando a sujá-lo e queimá-lo. É verdade, o céu não é tão baixo quanto parece a nossos olhos [...], e fica tão doente quanto nós!"

(+)
September 15, 2024 at 8:41 PM
E mais que nunca, minha gente, demarcação já! Não temos chance de continuar vivendo neste país sem as terras indígenas, territórios quilombolas, unidades de conservação.
September 15, 2024 at 8:07 PM
A decisão de Dino é uma resposta necessária e urgente à situação. Mas também é necessária e urgente uma política de longo prazo. O agronegócio precisa assumir sua responsabilidade nessa catástrofe, bem como na preservação socioambiental (mas quaaando?).

(6)
September 15, 2024 at 8:04 PM
Como destacou Dino, "busca-se desatar as mãos do Estado brasileiro, a fim de ampliar a proteção à economia, à nossa produção e ao comércio internacional, e – sobretudo – às populações diretamente atingidas por secas e queimadas na Amazônia e no Pantanal."

(5)

www.metropoles.com/brasil/dino-...
Dino fala em emergência climática e autoriza créditos extraordinários | Metrópoles
Fogo e seca: ministro do STF ressaltou a situação de emergência extrema e autorizou uso de créditos fora da meta fiscal até o fim de 2024
www.metropoles.com
September 15, 2024 at 7:53 PM
O documento destaca a necessidade de maior envolvimento da Polícia Federal nas investigações sobre os incêndios que, ao que tudo indica, foram criminosos. O foco é combater não só as queimadas, mas também os responsáveis pela presente situação.

(4)
September 15, 2024 at 7:50 PM
A decisão também flexibiliza a contratação de brigadistas, eliminando o intervalo obrigatório de três meses para a recontratação de profissionais que já atuaram no combate a incêndios. Espera-se que essa flexibilização possibilite uma resposta mais ágil e eficiente às emergências.

(3)
September 15, 2024 at 7:45 PM
O ministro autorizou o governo a emitir créditos extraordinários para o combate aos incêndios fora da meta fiscal, semelhante ao "Orçamento de Guerra" usado durante a pandemia. Isso reflete a gravidade da situação no país, onde o fogo e a seca ameaçam a Amazônia e o Pantanal.

(2)
September 15, 2024 at 7:44 PM