Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
@mdhcbrasil.bsky.social
6.7K followers 12 following 1.2K posts
✨ Pela dignidade das pessoas e igualdade de direitos. Acompanhe tudo! 👇🏼 https://t.co/MYBfsI97lD
Posts Media Videos Starter Packs
mdhcbrasil.bsky.social
📍São Paulo | O Estado reconhece as violações da ditadura e corrige as certidões de Vladimir Herzog, Rubens Paiva, Carlos Marighella e mais de 100 vítimas.

🤝 Ação reafirma o compromisso com a memória, a verdade e a reparação histórica.

#DireitosHumanos #DitaduraNuncaMais
Pessoas reunidas em uma cerimônia oficial seguram fotos em preto e branco de vítimas da ditadura militar. Uma mulher de blazer vermelho ergue uma certidão de óbito retificada, enquanto outras pessoas aplaudem emocionadas. No auditório, o público também exibe retratos das vítimas. No centro da imagem, está escrito “Reparação Histórica”. Abaixo, lê-se: “Certidões de óbito retificadas resgatam a memória de vítimas da ditadura. Entre os mais de cem nomes, estão Vladimir Herzog, Rubens Paiva e Carlos Marighella.” Logotipo do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) no rodapé.
mdhcbrasil.bsky.social
Vai assistir nos cinemas? Se sim, deixe nos comentários.

#HistóriaDoBrasil #CinemaNacional #males #malesfilme #MDHC
mdhcbrasil.bsky.social
Um retrato forte das lutas de homens e mulheres negros na Bahia do século XIX contra a escravidão, a miséria e a repressão religiosa.
mdhcbrasil.bsky.social
Inspirado em acontecimentos reais, o filme retrata o maior levante liderado por pessoas escravizadas no Brasil.
mdhcbrasil.bsky.social
🎬 Malês: Uma parte da nossa história que precisa ser lembrada.
mdhcbrasil.bsky.social
Bolão aberto: quem matou Odete Roitman? A nossa revista Direitos Humanos Contigo está recheada de conteúdos superinteressantes! E aqui todo mundo tá curioso pra descobrir quem acabou com esse legado! Vale tudo, só não vale violação nenhuma de direitos humanos hein? #ValeTudo
Cartaz de campanha de Direitos Humanos com tema "Odete Roitman", apresentando uma arte estilo capa de revista e uma foto da personagem e a pergunta "Quem matou Odete Roitman?". A imagem promove a Lei Brasileira de Inclusão, o Disque 100, a atualização do ECA, programas para população de rua e a Conferência LGBTQIA+. No topo, o título "DIREITOS HUMANOS contigo!". Inclui logos do ECA, MDHC e Governo Federal.
mdhcbrasil.bsky.social
🔗 Acesse www.escolavirtual.gov.br/curso/1196 e faça já sua inscrição.

#Enap #SegurançaPublica #CombateaoTrabalhoEscravo #CursodeFormaçao #PolíticaNacional #MDHC
Escola Virtual Gov
Escola Virtual Gov
www.escolavirtual.gov.br
mdhcbrasil.bsky.social
São 4 módulos, em 30 horas:

✅ Trabalho escravo no Brasil
✅ Política Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo
✅ Responsabilidades e responsabilização em casos de trabalho escravo
✅ A Segurança Pública na erradicação do trabalho escravo
mdhcbrasil.bsky.social
Alô Policiais Militares, Civis, Federais, Rodoviários, Guardas Municipais e demais interessados ➡️

O treinamento gratuito aborda a erradicação do trabalho escravo, a responsabilização dos criminosos, a proteção das vítimas e o papel essencial da Segurança Pública em cada caso.
A imagem apresenta um cartaz com fundo roxo e ilustração em desenho de uma mulher de blusa roxa e com um lenço roxo na cabeça colhendo grãos de uma planta, simbolizando o trabalho no campo. No centro, há caixas de texto destacadas em roxo e branco com o texto que diz: “Novo curso sobre a atuação da segurança pública nas ocorrências de trabalho escravo”. Abaixo, em uma faixa amarela, está escrito: “Quer participar e entender a Política Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo?”, na cor roxa. No rodapé, há a frase “Te contamos na legenda”, com letras brancas. Em seguida, os logotipos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e a do Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro, na cor branca.
mdhcbrasil.bsky.social
📎 Mais informações no site do Participa + Brasil na aba da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.
mdhcbrasil.bsky.social
✨ Um marco na luta por memória, verdade, justiça e reparação! Sua participação é fundamental.

📍 Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) – Largo São Francisco, 95 – São Paulo
mdhcbrasil.bsky.social
Aberto ao público, contará com a presença da Ministra Macaé Evaristo, conselheiros e conselheiras da CEMDP e de autoridades.
mdhcbrasil.bsky.social
O evento é uma realização do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP).
mdhcbrasil.bsky.social
No dia 08/10, às 15h30, acontece no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) a II Solenidade de Entrega das Certidões de Óbito Retificadas de mortos e desaparecidos políticos da ditadura.
mdhcbrasil.bsky.social
📌 Consultorias remotas e com abrangência nacional.

⏰ Prazo: até 13 de outubro de 2025, às 23h59.

📩 Currículos em PDF (até 4 páginas) devem ser enviados para: [email protected]

👉 Edital completo: www.gov.br/mdh/pt-br/na...

#DireitosHumanos #MDHC #Edital #MortoseDesaparecidosPolíticos
Editais 2025
Acompanhe nesta página os editais lançados por meio dos projetos de cooperação técnica internacional firmados pelo MDHC.
www.gov.br
mdhcbrasil.bsky.social
Recado importante!

Em parceria com o PNUD, lançamos o Edital nº 04/2025 para contratação de 5 consultorias especializadas que vão subsidiar o Relatório da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (2007-2025).
A imagem é um cartaz informativo com fundo vermelho estampado por retratos em preto e branco de diversas pessoas. Em destaque, na parte superior, centralizado, texto dentro de um box branco em diferentes tamanhos nas cores preto e vermelho, que diz: “Quer atuar na pauta de Direitos Humanos?”. Abaixo, em letras grandes e amarelas sobre uma faixa vermelha, lê-se: “ESTE POST É PARA VOCÊ!”. Em seguida, texto complementar, em branco, informa: “Em parceria com o PNUD, estamos selecionando consultorias especializadas para apoiar o Relatório da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos”. Mais abaixo, dentro de uma moldura branca, aparece a frase na cor branca: “Confira mais detalhes na legenda!”. No rodapé, centralizado, o logotipo do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e a do Governo do Brasil - Do lado do povo brasileiro, na cor branca.
mdhcbrasil.bsky.social
🌈 Ela ficou muito tempo sem dar as caras. Mas Anota aí, a 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+ vai rolar.

Espaço coletivo pra promover, criar e tirar do papel políticas públicas que mudam a vida da população mais colorida do país.

Em Brasília/DF. De 21 a 25 de outubro.
mdhcbrasil.bsky.social
📣 Curta, compartilhe e some forças para derrubar as barreiras da desigualdade!

#DireitosHumanos #EnvelhecimentoDigno #FavelaImporta #ComunidadePresente #MelhorIdade #CidadaniaAtiva #MDHC
mdhcbrasil.bsky.social
A iniciativa busca fortalecer o protagonismo das pessoas idosas nas periferias e debater os impactos das mudanças climáticas no envelhecimento nesses territórios.
mdhcbrasil.bsky.social
🧓🏾 Envelhecer nas favelas e comunidades urbanas precisa estar na pauta!

Hoje e amanhã, em Belém (PA), promovemos o encontro “O Envelhecer que Queremos nas Favelas e Comunidades Urbanas”.
mdhcbrasil.bsky.social
Tudo isso integra o Programa Cidadania Marajó, que promove dignidade e assegura direitos humanos nos 17 municípios do arquipélago.

Direitos humanos se vivem na prática.

👉 Compartilhe e espalhe essa notícia!

#DireitosHumanos #CidadaniaMarajó #MDHC #Amazônia
Duas fotos: na parte superior, lideranças e representantes do governo participam de uma mesa no Fórum Permanente de Cidadania do Marajó. Na parte inferior, um auditório lotado de pessoas posa para foto coletiva com sorrisos e clima de celebração.
Texto na imagem: “Duas novas unidades do sistema Salta-Z levam água potável para comunidades tradicionais. Pensou que acabou >>”. Foto de grupo com dezenas de pessoas, entre elas representantes do MDHC e de comunidades locais, em frente a um prédio com faixa vermelha escrito “CREDH Marajó – Centro de Referência em Direitos Humanos”. Muitas pessoas estão usando coletes e camisetas do programa.
Texto na imagem: “Novo Centro de Referência em Direitos Humanos (CREDH) no Marajó! Espaço para cidadania, acolhimento e defesa de direitos para toda a população indígena. Cinco novas embarcações para melhorar a mobilidade e o atendimento às comunidades ribeirinhas.” Card ilustrado com fundo branco e detalhes em vermelho. No centro, o logotipo “Cidadania Marajó” com o desenho de pessoas em uma canoa ao pôr do sol.
Texto na imagem: “Tudo isso faz parte do Programa Cidadania Marajó. Mais acesso a direitos, mais dignidade e um futuro melhor para a população dos 17 municípios do arquipélago. ➡️ Compartilhe essa conquista!”. Logos do MDHC e do Governo Federal estão na parte inferior.
mdhcbrasil.bsky.social
Da certidão de nascimento emitida direto na maternidade à água potável garantida nas comunidades. Do centro de referência em cidadania para a população indígena às novas embarcações que fortalecem a mobilidade ribeirinha 🚤✨
Seis pessoas posam sorrindo em frente a um avião de pequeno porte. Abaixo, outra foto mostra representantes do MDHC, lideranças e um mascote em formato de gota d’água reunidos em uma mesa de reunião.
Texto na imagem: “Direitos Humanos na prática. No coração do Marajó, conquistas que mudam vidas já estão acontecendo. Arrasta pro lado >>”. Mulher segurando um bebê recém-nascido no colo está ao lado de um homem e de uma representante do governo, todos sorrindo. A mãe exibe a certidão do bebê. Ao fundo, um painel azul com ilustração de uma mulher e um documento.
Texto na imagem: “Certidão + CPF já na maternidade. Agora os bebês que nascem no Hospital Menino Deus, em Soure, saem com registro civil garantido. E tem mais >>”.
mdhcbrasil.bsky.social
Mais um passo pra gente alcançar justiça social pra todas e todos.

🇧🇷 Compartilha quem tá vibrando com a gente.
mdhcbrasil.bsky.social
🤑 “Quintou” com gostinho de “sextou”. Especialmente se você faz parte dos mais de 15 milhões de brasileiros que vão ter o imposto de renda zerado.

Agora, só falta a aprovação do Senado e a sanção do presidente Lula.
mdhcbrasil.bsky.social
📢 Não se esqueça: direitos humanos são para todos. Inclusive para quem está atrás das grades.

#Carandiru #DireitosHumanos #MassacreDeCarandiru #EstaçãoCarandiru #HéctorBabenco #DrauzioVarella #Justiça #MDHC