Nísia Trindade Lima
@nisiatrindadelima.bsky.social
14K followers 3 following 790 posts
Sanitarista, socióloga e professora. Ministra da Saúde do Brasil de 2023 a fevereiro de 2025 e Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de 2017 a 2023.
Posts Media Videos Starter Packs
nisiatrindadelima.bsky.social
Dia especial para a saúde dos brasileiros. A lei do Agora tem Especialistas aponta para uma mudança efetiva no acesso especializado a consultas, exames e cirurgias no tempo certo. Uma conquista pela qual trabalhamos desde os primeiros dias do governo do presidente Lula!
nisiatrindadelima.bsky.social
O consistente relatório da CPI da Covid-19 tem um papel fundamental, ao lado de outras ações de memória. Não podemos fechar os olhos para o passado, mas fazer valer a memória, justiça e reparação, para uma visão de futuro que parta de um aprendizado dessa dramática experiência.
nisiatrindadelima.bsky.social
Muito importante decisão do ministro Flavio Dino, que autoriza o inquérito sobre os crimes na pandemia de covid-19, os quais levaram a mais de 400 mil mortes evitáveis no Brasil. O atual momento é histórico, um divisor de águas que mostra mais uma vez que saúde é democracia. (+)
nisiatrindadelima.bsky.social
No abraço de Dona Zefa e Dr. Sael, estão os melhores valores da medicina. Repudio as sanções que atacam, de forma arbitrária, não somente gestores competentes, como Mozart Sales e Alberto Kleiman, mas a solidariedade entre os povos e a cooperação em saúde.
nisiatrindadelima.bsky.social
Reduziu-se o número de municípios sem médicos (de 1.200 para 777) e diminuíram-se em 15% internações evitáveis, como por gastroenterite e asma. 95% dos usuários ficaram satisfeitos com o atendimento e o recomendariam a uma pessoa da família. (4/5)

shre.ink/tLPQ
nisiatrindadelima.bsky.social
Se desde 2023 dobramos o programa, de 13 mil para 26 mil médicos, incentivando a formação de médicos brasileiros, foi graças aos aprendizados dessa fase. Entre 2013-2017, a Saúde da Família se expandiu para mais 26 milhões de brasileiros. (3/5)
nisiatrindadelima.bsky.social
Na sanção do Mais Médicos como lei, em 2023, mostrei a foto de Dona Zefa, parteira do sertão sergipano, abraçando o Dr Sael Caballero, em 2016. O médico, cubano, foi duramente hostilizado à época da foto, quando o que fazia era levar assistência a uma população abandonada. (2/5)
nisiatrindadelima.bsky.social
Médicos cubanos deram grande contribuição ao Mais Médicos, não só atendendo milhões de pessoas entre 2013 e 2018 onde não havia médicos brasileiros, mas também no exemplo de um atendimento humanizado, com forte vínculo comunitário, valores que guiam até hoje o programa. (1/5)

📸 Araquém Alcântara
nisiatrindadelima.bsky.social
Importante posicionamento da Academia Brasileira de Ciências (@abciencias.bsky.social) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (@sbpcnet.bsky.social), em solidariedade ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e em defesa de nossa soberania e de nossa democracia.
nisiatrindadelima.bsky.social
É histórico o Brasil sair do Mapa da Fome. E pela 2ª vez como consequência de uma política de governo comprometida com a redução das desigualdades.

Tínhamos voltado ao Mapa em 2021, uma situação inaceitável, que não pode se repetir. Um Brasil sem fome é um Brasil soberano e saudável.
nisiatrindadelima.bsky.social
Agradeço pela oportunidade e reafirmo meu compromisso com uma ciência crítica, fundamento para políticas púbicas que promovam a equidade, em constante diálogo com a sociedade, a cultura e a educação. Vamos juntos nessa nova jornada!

📸Leonor Calasans / IEA-USP
nisiatrindadelima.bsky.social
Junto a Alemberg Quindins, artista e criador do Museu do Homem do Cariri e da rede de museus orgânicos, e Fernando José de Almeida, educador e filósofo, promoveremos diálogos entre saberes plurais — do governamental ao social, da arte à ciência, da educação à cultura. (+)
Estive nas últimas segunda)5) e terça (6) na USP para encontrá-los e marcarmos este momento inaugural, ao lado do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, da vice-reitora Maria Arminda Arruda, da diretora do IEA, Roseli de Deus Lopes, do coordenador acadêmico da Cátedra, Martin Grossmann e a coordenadora administrativa Liliana Sousa e Silva.
nisiatrindadelima.bsky.social
É com grande entusiasmo que anuncio minha participação como titular da Cátedra Olavo Setubal – Transversalidades: Arte, Cultura, Ciência e Educação, vinculada ao @ieausp.bsky.social da @uspoficial.bsky.social. (+)
nisiatrindadelima.bsky.social
Nesta importante data, um abraço a todas as trabalhadoras e trabalhadores, em especial aos do SUS! ✊🏼💙
nisiatrindadelima.bsky.social
A isenção do IR para quem ganha menos e o imposto mínimo para os mais ricos, também defendidos pelo presidente @lulaoficialbluesky.bsky.social, são outros passos essenciais nesse caminho. Ter vida além do trabalho é direito básico para a saúde física e mental. (+)
nisiatrindadelima.bsky.social
1° de Maio, dia da luta histórica dos trabalhadores por direitos e uma sociedade mais justa!

Diante de profundas mudanças no mundo do trabalho, defender o trabalho digno é cada vez mais fundamental. Temos que considerar a qualidade de vida e lutar pelo fim da escala 6x1. (+)
nisiatrindadelima.bsky.social
De 54 favelas partcipantes em 2020, hoje são 146 – e que venham mil vezes mais! Obrigada à deputada Renata Souza, Rcharlls Martins e todos que tornaram isso real. O SUS se faz com participação popular, voz ativa e uma ciência que escuta.🤎
nisiatrindadelima.bsky.social
Celebramos a força dessa união e os 5 anos do Plano ontem (29), na @Alerj. Emocionada pelo reconhecimento e pela homenagem que me fizeram (como esse lindo desenho do menino Gabriel e de seu irmão), mas feliz sobretudo pelo caminho que construímos juntos. (+)
nisiatrindadelima.bsky.social
5 anos do Plano de Saúde nas Favelas! 🏘️ Quando a pandemia chegou, lideranças me perguntaram: "O que podemos fazer?". A resposta veio da união: comunidades organizadas em movimentos sociais, Fiocruz, Alerj, universidades construíram uma resposta efetiva e participativa. (+)
nisiatrindadelima.bsky.social
Continuarei também minhas atividades como pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC) e professora do Programa de Pós Graduação em História da Ciência e da Saúde.

Novos desafios e muita expectativa positiva neste novo ciclo de minha trajetória de dedicação à ciência e ao SUS!
nisiatrindadelima.bsky.social
Muitos estudos e recomendações importantes para a avaliação e implementação de políticas públicas tem no CEE uma base imprescindível. Desde a coordenação do amigo e grande referência na saúde pública Antonio Ivo de Carvalho, venho acompanhando e contribuindo para as linhas de atuação do CEE. (+)
nisiatrindadelima.bsky.social
No dia 15 de abril, retomei minhas atividades como pesquisadora da Fiocruz. Agradeço pelo acolhimento carinhoso da equipe do Centro de Estudos Estratégicos (CEE), criado durante a gestão de Paulo Gadelha na Presidência da Fiocruz. (+)
nisiatrindadelima.bsky.social
Num momento em que sua mensagem de paz, humildade e atenção aos excluídos se faz tão necessária, sentimos profundamente sua partida.

Mesmo na tristeza, que prevaleçam os valores da alegria, da solidariedade e da esperança que ele tanto inspirou.

📸Yara Nardi e Ricardo Stuckert
nisiatrindadelima.bsky.social
Lembro suas palavras naquela missa: ouçamos o grito dos pobres e do nosso planeta gravemente enfermo, sem pensar que podemos avançar saudáveis num mundo doente. (+)
nisiatrindadelima.bsky.social
Na pandemia, a praça São Pedro vazia, noturna e chuvosa, e Francisco nos chamando a rezar pelos que partiam. Hoje, seu funeral tomado pela multidão em uma manhã de sol. Contraste de momentos que se unem no sentimento de comunhão e cuidado com a vida. Vá em paz, Francisco. 🕊️(+)