Paulo Aranã
@pauloarana.bsky.social
3.5K followers 2K following 2.6K posts
Mineiro com pé na Bahia, do vale do Mucuri, crescido no mato, faz queijo e hospeda pessoas na roça. Fala de comida, produção rural e mudanças climáticas, coleciona vinis e quadrinhos e dá palpites sobre política. @pauloarana no Twitter e Instagram
Posts Media Videos Starter Packs
pauloarana.bsky.social
Dia do cabelo e da mochila maluca pras crianças, dia dos dedos grudados de super cola pros pais.
pauloarana.bsky.social
Nossa, sim! Falta de ousadia aquele cenário montadinho pra parecer o gringo, sendo que uma das graças do gringo é justamente ser gravado na redação de verdade... Como que faz uma versão brasileira com menos tempero gente? Não pode não!
pauloarana.bsky.social
Ainda tenho esperança na curadoria, até porque sendo o Gui Amabis por trás imagino que vai ter um episódio com a Juçara Marçal ou o Metá Metá quebrando tudo, mas queria mesmo é que me surpreendessem e lançassem um Tiny Desk Brasil com Léo Santana ou com O Kanalha.
pauloarana.bsky.social
E eu até achei o João Gomes a escolha perfeita pra abrir o projeto, tava com medo que só chamassem a galerinha da nova MPB, mas essa pegada meio acústica que ele tá fazendo tira tanto a pressão do som dele... Queria ver ele mostrar a outra faceta do som dele pra quem conheceu no Dominguinho.
pauloarana.bsky.social
Eu queria mesmo era que tivessem usado cenários reais, como é a proposta do programa gringo, mas usando locações brasileiras. Um Tiny Desk Brasil gravado num boteco, num quintal, numa cozinha de vó com filtro de barro usando roupinha de crochet... Faltou personalidade e cara de Brasil.
pauloarana.bsky.social
Eu até que defendi bastante a ideia de fazerem um Tiny Desk Brasil mas esse primeiro não me empolgou muito não, espera que tivesse muito mais tempero brasileiro, mas no final foi só um cenário genérico imitando o gringo e o João Gomes sem pegada com esses arranjos meio Dominguinho/acústico MTV.
pauloarana.bsky.social
Eu tou torcendo pra salvarem na curadoria, que achei esse do João Gomes muito sem gracinha, esperava muito mais...
pauloarana.bsky.social
E a Sarah se não me engano é produtora, não apresentadora.
pauloarana.bsky.social
Puts, eu achei o cenário sem personalidade justamente por não ser uma locação real igual o original e gostei da escolha do João Gomes mas achei toda a escolha de arranjos das músicas sem pegada e sem pressão... Senti falta de um molho diferente, achei só uma versão genérica do gringo, esperava mais.
pauloarana.bsky.social
Quem matou Odete Roitman não sei, mas a Manuela Dias devia ser presa.
pauloarana.bsky.social
Leite em pó já é solúvel em água sabe? Não é tão difícil assim dissolver pra precisar de enfiar mais um processo industrial na sua comida... Fico pensando em qual a proporção desse emulsificante e se eles não tão é aproveitando pra economizar na matéria prima.
pauloarana.bsky.social
Toda ida no supermercado é uma surpresa nova: o corredor tá cheio de um tal de leite em pó instantâneo, com adição de um emulsificante de soja, enquanto o leite em pó normal, sem adição de nada, agora fica escondido na parte de baixo da prateleira.
pauloarana.bsky.social
Daqui a pouco tão sugerindo pra você já frustrar as crianças de propósito como forma de treinamento...
pauloarana.bsky.social
É muito doido pensar que outras drogas podem te mandar pra cadeia, o cigarro precisa vir com aviso de que mata e deixa brocha, mas o álcool que é de longe a droga mais difundida e que mais causa impacto socialmente é propagandeado abertamente e só precisa de um aviso miúdo de "beba com moderação".
pauloarana.bsky.social
Até espaços de socialização, festas e eventos que não estejam ligados ao consumo ou venda de bebidas são difíceis de encontrar. Até no esporte tem propaganda aberta de marca de bebida alcoólica.
pauloarana.bsky.social
A gente adora falar sobre a relação do agro com o sertanejo, mas a relação da nossa música como um todo com a indústria da bebida é ainda mais tóxica e difícil de separar.
pauloarana.bsky.social
Aproveitando que a gente tá discutindo nossa relação com o álcool, cês já repararam como nosso circuito de shows é dependente do patrocínio de marcas de bebida? E na quantidade de músicas que exaltam o álcool? Sabiam que em muitos eventos a arrecadação com o bar é tão importante quanto a bilheteria?
pauloarana.bsky.social
Viagem por Minas nunca acaba, mas tem seus refrescos:
No canteiro lateral da BR-116, já no leste de MG, uma enorme escultura em concreto de um periquito pousado em um tronco de madeira onde se lê o nome da cidade de Periquito - MG. Passando pela entrada da cidade de Periquito - MG, uma enorme escultura em concreto de um pássaro periquito pousado sobre um tronco onde se lê o nome da cidade. Nos entornos da escultura algumas árvores, um canteiro gramado, ao fundo algumas casas e imediatamente em frente o asfalto da BR-116.
pauloarana.bsky.social
E durante uma das "promoções" que eles fizeram com "picanha do mito" a R$ 22,00 uma senhora morreu pisoteada.
pauloarana.bsky.social
Já tem, eles foram multados por propaganda irregular durante as eleições e depois foram pegos com comida fora da validade e com armazenamento incorreto...
pauloarana.bsky.social
Eu não sou daqueles aficionados, mas tenho muito carinho nostálgico e me senti meio ofendido com eles achando que o programa é só gente se batendo e jogando torta na cara um do outro... Pra gente ver como a leitura de mundo de gringo é superficial.
pauloarana.bsky.social
Estadunidense não tem o molejo necessário, não adianta, só viram o humor físico, não entenderam nada do Chaves.
pauloarana.bsky.social
Pois é! Uns descontões né? Fiquei curioso pra saber o tamanho da queda nas vendas pra eles baixarem desse tanto... Tava o corredor de bebidas inteiro com as plaquinhas de promoção.
pauloarana.bsky.social
O supermercado botando as bebidas todas na promoção, essa galera tá na maldade!
pauloarana.bsky.social
O Bad Bunny tá mandando muito bem como Quico, mas ver estadunidense tentando entender e reproduzir o humor latinoamericano me doeu um tiquinho. Anglo saxão é sem carisma demais, cruzes!