Pedro Eduardo Ribeiro
pedroeduribeiro.bsky.social
Pedro Eduardo Ribeiro
@pedroeduribeiro.bsky.social
🔍 Comunicação, Semiótica Social e Estudos do Discurso (Communication, Social Semiotics, and Discourse Studies)
🥸 UMinho; CECS
📃 https://shorturl.at/VPcjB
🗂️ https://shorturl.at/KJvul
🟢 https://orcid.org/0000-0001-7101-0570
📍 Guimarães, PT
Pinned
Historic events, children journalism, and multimodality. A study by me and Ana Cátia Ferreira. Eventos históricos, jornalismo infantojuvenil e multimodalidade. Um estudo da minha autoria com a Ana Cátia Ferreira. On/ Na ‘Observatorio (OBS*) Journal’: obs.obercom.pt/index.php/ob....
Lá se foi Anita Guerreiro. Fez parte da minha infância através da televisão. Lembro-me especialmente dos ‘Batanetes’. Eu, miúdo, ria-me, ria-me, ria-me daquela mulher carismática, firme, vivaz,… A sua vivacidade era, de facto, um traço muito distintivo do seu representar. Viva! Até sempre!
December 7, 2025 at 1:29 PM
Sobre o dia 11 e as suas manifestações. Toda a gente que puder ir, que vá, venha. Vamos dar força à expressão “a união faz a força” e mostrar que ela continua a fazer sentido. Contra o ataque brutal aos direitos de quem trabalha, põe o país a andar e quer presente e futuro! #GreveGeral
Concentrações e Manifestações no dia 11 de Dezembro
No dia 11 de Dezembro, a Greve Geral vai sair à rua com concentrações e manifestações por todo o pais.
www.cgtp.pt
December 6, 2025 at 11:51 PM
Há coisas e pessoas que não merecem insistência. Sempre que possível, é deixar que sigam o seu rumo e é nós seguirmos outro que não com elas concordantes. Não temos de concordar com tudo e em tudo. Insistir, sim, na sanidade e saúde mentais. No equilíbrio.
December 6, 2025 at 10:22 PM
Reposted by Pedro Eduardo Ribeiro
RTP fora da Eurovisão já.
December 4, 2025 at 8:58 PM
Vagas para a função pública. Pedem x, y e z documentos. Na classificação final, dizem que não entreguei um documento que não foi pedido. Das duas uma: ou esperam dedicação especial - inclusive altamente dispendiosa - ou a vaga está feita para alguém. E assim vai a cultura laboral do nosso país.
December 4, 2025 at 9:23 PM
Nada serve de nada e tudo serve de tudo. Por outras palavras, para quê nadar no tudo? Pôr um corpo que nada em águas que nos trazem tudo ou nada. Nada, isto é, o nadar em tudo. No fundo, o nada é só um motivo para justificar que tudo não dá, mas apenas uma parte de tudo. É partir as águas, então!
December 4, 2025 at 4:56 AM
Reposted by Pedro Eduardo Ribeiro
Não há piadas. Eles sabem que podem fazer tudo e sair sempre por cima!
bsky.app/profile/paul...
A #SIC achou que isto era um bom título para o que aconteceu hoje na assembleia da república.
A julgar pelos comentários, acertou em cheio.
A quantidade de cheganos que aproveitou para dizer que foi uma aldrabice da deputada do PS, invertendo a realidade, é assustadora!
December 3, 2025 at 10:10 PM
Reposted by Pedro Eduardo Ribeiro
Top 5 países da OCDE onde os utentes referem que as suas doenças crónicas são bem geridas?
- Suiça
- Austrália
- Eslovénia
- Espanha
- Portugal

Sabemos o que funciona. Porque não investimos mais nas USF B? Porque não melhoramos o que já fazemos bem e somos a inveja mundial?
December 3, 2025 at 1:53 PM
Governo de Portugal, e esta? Aproveitar e discutir publicidade deste tipo de empresas. Vamos tratar disto, senhor primeiro-ministro e caros e caras governantes? Está mais do que na hora.
AUMENTO DE TRIBUTOS | Comissão do Senado aprovou, nesta terça-feira (2), o projeto de lei que aumenta a taxação das fintechs e das bets. Texto segue direto para análise da Câmara dos Deputados caso não seja apresentado recurso no Senado. 

Leia: trk.ebc.com.br/BEQrV
December 3, 2025 at 2:40 AM
Lugares onde somos felizes e queremos voltar? É voltar. A vida é feita de reencontros. Reencontro com pessoas, sítios, afetos. Essas ligações emocionais, esse sentido de lar de que só quem sabe está a par. E eu procurarei voltar aonde sou feliz.
December 2, 2025 at 5:46 AM
Mais importam pelas ‘terras da liberdade’ chips supersónicos do que saúde pública e saúde individual dignas. Como se costuma dizer corriqueiramente, “mais uma para a caixa”.
December 2, 2025 at 5:43 AM
Reposted by Pedro Eduardo Ribeiro
A Ministra do “Trabalho” diz que “estamos fartos de greves políticas”?

O que é uma greve não política?

A greve é política em resposta à iniciativa política do governo PSD de chacinar a Agenda para o Trabalho Digno e CORTAR como não se via deste a Troika nos direitos laborais.
December 1, 2025 at 9:06 PM
O PCP, bom, António Filipe continua com a “retórica da paz” para atentar no evoluir da invasão russa da Ucrânia - algo que, com frequência, continua a não admitir explicitamente. Não sei aonde isso leva, mas temo que não seja ao sucesso eleitoral desta candidatura. Não é necessária defesa europeia?
December 1, 2025 at 2:23 AM
Feijó tenta nas ruas exaltar a corrupção e associá-la diretamente a Sánchez. Agora, a sua moral para falar, quando analisando os casos do seu partido… As pessoas mostraram recentemente em Valência, por exemplo, não se esquecer do que (não) fez Mazón e da catástrofe que foi.
Manifestação em Madrid: oposição sai à rua e exige "eleições já"
Segundo o Partido Popular, mais de 80.000 pessoas participaram na manifestação contra o governo de Pedro Sánchez, no domingo, em Madrid. A delegação governamental estima em 40.000 o número de particip...
pt.euronews.com
December 1, 2025 at 2:19 AM
As televisões poderiam considerar reagir contra certos candidatos. Querem espetáculo de troca de insultos? Não bastam os programas de entretenimento, como reality-shows? Não são estes suficientes? Que se passa com os nossos média? Muita coisa, sei. Tanta liberdade para isto, este tipo de “debates”?
November 29, 2025 at 4:48 AM
Falando de seguir em frente, Catarina Martins é muito forte. No entanto, creio que a enfraquece a insistência na extrema-direita. Aguardo os próximos debates. Na esperança de que vão muito mais além. Tem provas dadas de que é capaz de bem mais do que isso, de aprofundar medidas, visões, ideias.
November 29, 2025 at 4:44 AM
A secundarização. A pessoa pressentir que é secundarizada, sentir que é secundarizada, ser secundarizada. Vir em segundo lugar, ser posta em segundo lugar. Mas também para que serve o primeiro lugar? Para numa cama se deitar e dela acabar por se sair? É por isso que vale a pena continuar. Em frente.
November 29, 2025 at 4:42 AM
Uma pessoa dá tanto de si para um trabalho que acaba recusado após revisto três vezes anonimamente por pares e ter ido para tradução e revisão formal. Uma pessoa dá tudo de si e lá se lhe “arrancam o tapete”. A vida não se resume a uma revista científica. Há mais e mais trabalho e melhor a fazer.
November 29, 2025 at 3:47 AM
Reposted by Pedro Eduardo Ribeiro
Apesar de muitos defeitos, Portugal é um país que nos últimos 50 anos foi IMENSAMENTE melhor do que era nos 50 anos anteriores e muito melhor do que vai ser nos próximos 50 anos.
November 25, 2025 at 9:38 AM
O SNS ajuda milhões de pessoas, mas o problema é a corrupção no SNS. Caro candidato João Cotrim de Figueiredo, que tal ir até a um centro de saúde público, onde muita gente beneficia por ter um médico, uma médica de família? A um hospital público, onde muita gente é intervencionada e medicada?
November 25, 2025 at 2:42 AM
Os Capitães de Abril a mostrar a força de Abril. Haja comissão cientificamente séria - como a das celebrações do 25 de Abril - para se celebrar oficialmente o 25 de Novembro. Nem estou no deve ou não distinguir-se historicamente; estou a falar nos planos institucional, formal, governamental.
November 25, 2025 at 12:32 AM
Um bem-haja ao Bloco de Esquerda no Parlamento. Para aprovar medidas como contratos de trabalho para pessoas bolseiras da FCT. Sim, não bolsas, mas contratos de trabalho. Como se faz na Suécia, por exemplo. Agora, vamos ver é se não vai haver uma razia no número de pessoas selecionadas… E carreiras?
November 22, 2025 at 3:53 PM
Reposted by Pedro Eduardo Ribeiro
Continuamos com isto?! 😢
November 21, 2025 at 10:46 PM
Reposted by Pedro Eduardo Ribeiro
Irônico haver fogo no local onde se discute alterações climáticas
November 20, 2025 at 5:42 PM
Estava para aqui a pensar nestes preços… Numa sociedade onde consegue ser mais barato comprar vinho - seja qual for a sua qualidade - do que azeite, alguma coisa pode não estar bem. O Estado não deveria, de facto, regular mais os bens essenciais? Não é o azeite um bem essencial?

(folheto do Bolama)
November 20, 2025 at 2:44 AM