Sérgio Carvalho
banner
sergiosgc.com
Sérgio Carvalho
@sergiosgc.com
Geek com opiniões. Refugiado do Twitter. @[email protected]
Decisão de ano novo? Vai durar um mês. Em Fevereiro já estás a apagar como um maluquinho.
December 17, 2025 at 11:07 AM
É muito woke. Hoje em dia paga-se em experiência.
December 15, 2025 at 11:39 AM
Taken to its logical conclusion, this reasoning results in a speed limit of zero. The ugly truth is that whenever we use machines for transport, people will die.

This issue is very poorly served by radicalized approaches, and totally unsuitable for discussion in a social network.
December 14, 2025 at 1:32 AM
One third of North Americans are glad with the current state of affairs. One third is not bothered enough to get off the couch. The remaining third is either the reserve of "the brave" or the US is really downhill on the path to autocracy. I think it's going downhill.
December 8, 2025 at 11:44 AM
Um terço das pessoas sem fazer nada estoura as nossas sociedades, a um ponto em que acho que precisamos de algo a seguir ao capitalismo. Não sei o que é, porque as alternativas que tentámos historicamente não funcionam. Vai ser giro descobrir a que solução se chega, mas vai ser doloroso.
November 20, 2025 at 4:24 PM
O que é preocupante é a velocidade a que estamos a ver profissões serem comidas por software. Tradutores, advogados, programadores, são actividades em que um estagiário está ao nível das LLMs actuais.

Como é quando essa maré chegar ao nível do trabalhador médio? Conseguimos ter 30% de desemprego?
November 20, 2025 at 4:24 PM
Tb não me preocuparia pelo lado ambiental. Uma rede neuronal gasta muito menos energia por unidade de produção do que uma pessoa.

Mais, a energia que é gasta é capacidade nova que está a ser instalada. E essa é "verde". Tem impacto ambiental, mas muito menos do que o que se pinta.
November 20, 2025 at 4:24 PM
A partir de um certo ponto, essa vantagem passa, e redes locais farão mais sentido. Não é agora, não será na próxima década, mas é a evolução esperada. Não me preocuparia por aí.
November 20, 2025 at 4:24 PM
Não é novidade em qualquer revolução tecnológica. Os robber barons nascem da revolução que os comboios trouxeram. A seu tempo, passa.

Enquanto for preciso estar no bleeding edge e trocar hardware a cada ano e software a cada seis meses, há grande vantagem em centralizar.
November 20, 2025 at 4:24 PM
A IA vai acontecer. Se é nesta década ou daqui a trinta anos ninguém sabe, mas não tenho grandes dúvidas que o Kurzweil estava certo. Implica um salto social, complicado de dar, e cujo destino ainda não sabemos qual é.

Tempos interessantes. Na definição da praga chinesa...
Law of Accelerating Returns – Lifeboat Foundation
An analysis of the history of technology shows that technological change is exponential, contrary to the common-sense “intuitive linear” view. So we won’t experience 100 years of progress in the 21st ...
lifeboat.com
November 20, 2025 at 1:34 AM
A bolha da IA pode rebentar, mas nunca por essa causa. Esse cenário é um clássico "tragedy of the commons" (não sei traduzir bem). A médio prazo, implementar IA piora o valor do todo, mas quem implementar tem vantagem no curto prazo. O comportamento racional é investir em IA.
November 19, 2025 at 9:21 PM
É o Belushi é! Gostava de poder dizer que a minha memória está a ficar um desastre, mas... sempre foi assim.
Blues Brothers: Soul Man - SNL
YouTube video by Saturday Night Live
youtu.be
November 19, 2025 at 10:27 AM
Inteiramente possível, foi há um milhão de anos. O sketch no Saturday Night Live não foi com os dois? (Murray e Aykroyd)
November 19, 2025 at 10:18 AM
A seguir vais dizer que não gostas do Dan Aykroyd, e vou ter que te bloquear.
November 19, 2025 at 10:02 AM
Fogo, vocês são agressivos! O Bill Murray, com Blues Brothers e Ghostbusters deu-nos entretenimento de primeira. Idem com o Brad Pitt e Meet Joe Black e o fabuloso fabuloso Inglorious Basterds. Só por isso merecem ficar na história.
November 19, 2025 at 8:40 AM
O bêbado da aldeia também é genuíno. O que se faz é dar-lhe alguma conversa, rir um bocado e pagar-lhe mais um bagaço. O que não se faz é elevá-lo a presidente da junta, ou de qualquer outra coisa.
November 18, 2025 at 12:16 PM
Ok, let's. What about Libya?
November 17, 2025 at 11:45 PM
Com argumentos não dá. Dizem um chorrilho de disparates, levas meia hora a desmontar cada um e no final estás sujo de lama.

A única avenida que vi ter sucesso é o humor, a caricatura. É básico, mas funciona. Toda a gente reconhece o ridículo, é rápido e se for inspirado é eficaz.
November 17, 2025 at 9:48 PM
Where did NATO ever invade anyone? Mind you, when answering, discard aggressions by NATO countries not condoned by NATO. I want to know when did this defensive alliance ever attack anyone?
November 17, 2025 at 8:25 PM
Igual. A dos meus audio-technica ficou colada no suporte onde estão pousados. Troca-se, há essa peça à venda. Acho que nem comprei da marca, na esperança que agora não se desfaçam.
November 16, 2025 at 12:58 PM
Não conhecia o termo "lei de brandolini". O problema é mesmo esse. Numa chuva de bullshitada, às vezes fica a imagem de que são dois lados similares, só porque é difícil rebater asneiras em catadupa. A thread do @ruitavares.bsky.social anda perto desse limite. É preciso travar antes disso.
November 13, 2025 at 8:07 PM