#escravizados
Véspera de ano novo e os CLT escravizados nos supermercados até as tantas
December 31, 2025 at 10:21 PM
Pois é, a produção de charque no sul do RS foi feita toda com mão de obra de escravizados. Furtado comeu bola e isso caiu bem para aqueles que queriam pintar o RS como algo totalmente diferente do resto do Brasil. Não foi.
December 31, 2025 at 12:39 PM
Para ser justo tenho hoje anos de idade quando aprendi que havia mais escravizados proporcionalmente no Rio Grande do Sul que na Bahia. E não tenho desculpa, o censo de 1872 está na Wikipédia. pt.wikipedia.org/wiki/Censo_d...
Censo demográfico do Brasil de 1872 – Wikipédia, a enciclopédia livre
https://pt.wikipedia.org/wiki/Censo_demográfico_do_Brasil_de_1872#População_por_província
December 31, 2025 at 12:34 PM
O erro mais tolo do Celso Furtado foi escrever que a escravidão praticamente inexistiu no Rio Grande do Sul.
Em 1872, a província tinha o mesmo % de escravizados do que o resto do país
Não me garanto na programação. Dito isso, fiz, meses atrás num cursinho, um exercício com os top 25 por praticante de vertente religiosa (católicos, evangélicos e afrobrasileiras) utilizando a base do Censo 2022. É uma geografia ao menos em parte distinta da que convencionalmente imaginamos.
December 31, 2025 at 12:04 PM
Positivo, a "ralé" europeia virou "realeza" brasileira. Obviamente nem todos enriqueceram, mas certamente prosperaram muito mais que nossa população originária e que nossos escravizados recém-libertos (à época).
December 30, 2025 at 7:51 PM
​O impacto: Isso bloqueou o acesso de ex-escravizados (que não tinham dinheiro) à propriedade rural. Ao mesmo tempo, o governo criou colônias para imigrantes alemães e italianos, onde eles recebiam lotes de terra para cultivar, muitas vezes com subsídios iniciais.
December 30, 2025 at 7:35 PM
E as contribuições africanas?

Os africanos escravizados, que além de ingredientes como o azeite de dendê e o quiabo, trouxeram consigo práticas culinárias que envolviam a comunhão e a partilha, adaptando pratos e técnicas que se tornaram símbolos da nossa identidade brasileira, como a feijoada.
Para quem não sabe, essa cultura brasileira de celebrar o almoço e jantar tem raízes na formação histórica e cultural do país, ela é resultado da fusão das tradições dos povos indígenas, africanos e dos portugueses (a tradição de refeições estruturadas e o forte senso de comunidade em torno da mesa)
O gringo (que já virou brasileiro) deu uma aula magna foda sobre algo tão comum entre os brasileiros e que muita das vezes, não damos a devida importância.
December 30, 2025 at 10:13 AM
O mais doido desse rolê é que descobrirem que o dinheiro da família dela vem do comércio de escravizados no Brasil
Chappell Roan shares follow-up story after deleting Brigitte Bardot tribute post:

“Holy shit i did not know all that insane shit Ms. Bardot stood for obvs I do not condone this. very disappointing to learn.”
December 30, 2025 at 1:49 AM
É então, mas pelo que vi o livro tenta bastante deixar claro que não é histórico, é baseado por cima mas com a visão de agora, sabe?

Ele dá um toque nesse ponto das raças, sem dar spoiler, mas num ponto ele diz que os negros escravizados que ele tem contato veem a sodomia como normal e tal
December 28, 2025 at 3:42 AM
Libertados da maldição que os transformava em elfos escravizados, os amigos do Denilson aproveitam a liberdade para jogar amistosos beneficentes pelo Brasil afora
December 27, 2025 at 7:26 PM
ao impor a sua religião, o colonizador/senhorio dos EUA deixou pouco (ou nenhum!) espaço para que os escravizados preservassem em sua prática religiosa os hábitos, crenças etc. originados em África: afinal, tudo o que não está no livro deve ser descartado.
Isso não ocorre no catolicismo. Como o
December 27, 2025 at 2:39 AM
Eles se sentiam superiores aos escravizados / mestiços.
E se a gente para pra observar atentamente, a classe média ainda se comporta deste mesmo jeito . São brancos e até as vezes pardos / mestiços racistas e classe média baixa elitista .
December 26, 2025 at 11:42 PM
Bom dia aos demais escravizados que estão trabalhando hoje
December 26, 2025 at 12:42 PM
No Natal de 1831, 60 mil africanos escravizados realizaram a maior revolta na história das Índias Ocidentais Britânicas. Sua revolta consolidaria um marco no caminho para a emancipação abolicionista alguns anos depois.
Quando jamaicanos escravizados se rebelaram no Natal
No Natal de 1831, 60 mil africanos escravizados realizaram a maior revolta na história das Índias Ocidentais Britânicas. Sua revolta consolidaria um marco no caminho para a emancipação abolicionista a...
jacobin.com.br
December 25, 2025 at 9:36 PM
Conversa para se puxar no almoço de família:

Não existem evidências arqueologicas de que Judeus foram escravizados em larga escala no egito.

Há registro de poucos casos de Judeus no egito antigo, mas a evidência indica q a maioria dos escravos eram do próprio egito, fruto de escravidão por dívida.
December 25, 2025 at 4:58 PM
“É como se, em 1888, alguém publicasse um editorial pra tentar convencer os escravizados que a escravidão não pode acabar porque o PIB é formado pelo trabalho dos escravos.”

jornalggn.com.br/noticia/esta...
Estadão publica editorial "vergonhoso" contra fim da escala 6 x 1
Para Hilton, Estadão faz "editoriais sem embasamento algum com o único objetivo de aterrorizar uma população cansada de ser explorada"
jornalggn.com.br
December 23, 2025 at 2:08 PM
Não sei nem o que comentar sobre essa teoria da conspiração da direita, não consigo ligar os pontos.
December 23, 2025 at 1:28 PM
Menina, tu acredita que nem tudo foi digitalizado?
Eu pesquisei anúncios de compra e venda de escravizados em dois jornais de Porto Alegre do final do séc. XIX, um abolicionista e o outro conservador. Nada foi digitalizado.
Isso sem falar do que NÃO PODE SER DIGITAL.
A gama de tipos de fontes... 🤌
December 22, 2025 at 10:19 AM
Isso abriu várias ideias, até mesmo da possibilidade dos gourusei serem aliados do Joyboy escravizados. E isso é perfeito, ele só faz trocar o sinal que todo o comportamento se muda nessa direção,deixa livre suas individualidades,mas sempre servil a Imu.
December 22, 2025 at 3:45 AM
Vá te foder Brasil. O supremo tribunal federal precisa reconhecer algo q historicamente nem poderia ser de outro jeito uma vez que temos menos anos da falsa libertação dos negros escravizados do que todo o período escravagista. Talvez agora q juízes brancos estão confirmando o povo acredite.
📢 STF reconhece, por unanimidade, o racismo estrutural no Brasil

O tribunal reconheceu que a população negra sofre violações sistemáticas de direitos fundamentais.
December 20, 2025 at 2:54 PM
há uma compreensão entre africanistas, e Alberto da costa e silva fala isso, de que os iorubás colonizaram a nossa visão de áfrica. eles são historicamente guerreiros e tal, eram os principais mercadores de escravizados da região da Costa do Marfim. e foram os últimos a chegarem aqui, mantendo
December 19, 2025 at 2:09 PM
Péssima e nojenta escolha. Com todo respeito, eu gosto do Lula e votei nele. Mas, metade do ministério desse governo não serve para nada. E o povo que se exploda e assim caminham os esquecidos escravizados.
December 19, 2025 at 10:31 AM
80 pessoas foram abandonadas numa ilha deserta “impossível”. Sete mulheres e um bebé estavam vivos, 15 anos depois

https://www.europesays.com/pt/194085/

Jean-Claude Hanon/Wikipedia Vista aérea da ilha de Tromelin. Em 1776, franceses abandonaram cerca de 80 malgaxes escravizados numa…
80 pessoas foram abandonadas numa ilha deserta "impossível". Sete mulheres e um bebé estavam vivos, 15 anos depois - Portugal
Jean-Claude Hanon/Wikipedia
www.europesays.com
December 19, 2025 at 12:45 AM
Diário do Benim e da Nigéria. O arquiteto Gabriel Weber investiga as construções dos agudás, ex-escravizados no Brasil que voltaram à África.
Leia: piaui.co/4pNFwub
December 18, 2025 at 1:44 PM
Empresário mantendo trabalhador em condição análoga a escravidão? Parece que essa é a vontade deles, não ter empregados, mas escravizados...
www.instagram.com/reel/DSVZGmB...
Login • Instagram
Welcome back to Instagram. Sign in to check out what your friends, family & interests have been capturing & sharing around the world.
www.instagram.com
December 16, 2025 at 6:25 PM